“Marketing digital se trata de entregar conteúdo útil no momento exato em que o cliente precisa dele”
O Marketing Digital é um conjunto de várias disciplinas e técnicas que se utilizam da internet e de tecnologias digitais para alcançar e converter leads em clientes.
O marketing digital, ou web marketing, tornou-se um dos principais meios para promover marcas e aumentar as vendas e, dentro desse universo, ganha espaço o chamado Inbound Marketing.
O Inbound Marketing se diferencia dos métodos tradicionais porque se baseia em uma nova lógica, que busca atrair o consumidor em vez de empurrar o produto.
Essa novo pensamento consiste, essencialmente, em fornecer conteúdo relevante e gerar experiência entre empresa e cliente, estreitando relações, conquistando espaço no dia a dia dos usuários e ampliando a presença digital das marcas.
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A construção da presença online ocupa um papel de enorme importância para grandes marcas e empresas. Progressivamente, recursos que antes eram destinados exclusivamente ao marketing tradicional são transferidos para o universo digital.
Mas aí você está se perguntando: “o investimento em marketing digital é importante para o meu negócio?”
Antes de lhe darmos essa resposta, sabe o que você precisa saber primeiro?
NADA. Porque a resposta é muito simples: Marketing digital é muito importante para o seu negócio, qualquer que seja o serviço, qualquer que seja o porte da sua empresa.
Pessoas de todas as idades e classes estão conectadas.
Elas estão na internet para persquisar sobre um serviço, para saber mais sobre uma empresa, para saber quanto custa e onde encontrar o que desejam, para comparar preços, para ver comentários de outros consumidores, para elogiar e também para reclamar.
As pessoas estão participando ativamente do processo e seguramente você não quer ficar de lado.
A presença digital de qualquer empresa se tornou obrigatória, somente a forma a ser trabalhada é que se diferencia para cada caso.
Qualquer que seja seu negócio, o marketing digital vai beneficiar não apenas a marca da sua empresa, como também o seu faturamento. Entenda as maiores vantagens:
No marketing digital, é possível alcançar níveis de segmentação impensáveis nas mídias tradicionais, o que permite uma comunicação extremamente qualificada e uma audiência com muito maior potencial de conversão.
O Google Adwords, por exemplo, trouxe para as empresas a possibilidade de pagar pelos anúncios apenas quando um usuário clica nele. E, se o usuário escolheu clicar, significa que se trata de um cliente em potencial.
O Facebook Ads, por sua vez, traz informações sobre o público que possibilitam segmentações bastante específicas, aumentando significativamente a relevância do seu anúncio. Você consegue, por exemplo, exibir seu anúncio apenas para mulheres recém-casadas moradoras de Florianópolis e viciadas em games.
E tudo isso sem falar na clássica segmentação de base do email marketing, uma ferramenta poderosa com altas taxas de conversão.
O marketing digital certamente trabalha com canais mais democráticos que a mídia tradicional e por isso consegue abraçar empresas de todos os tamanhos.
Além dos custos mais baixos, é possível atingir diferentes objetivos em diferentes momentos, o que permite uma adequação de verba muito mais flexível ao se contratar um serviço de marketing digital.
A sua empresa pode, por exemplo, querer aumentar a participação das vendas por e-mail marketing, OU conquistar um melhor posicionamento nos resultados de busca no Google, OU receber mais curtidas em sua Fanpage, e por aí vai.
Se uma empresa anuncia em uma revista impressa, como saber exatamente o resultado daquela campanha? A verdade é que não existe uma maneira concreta e exata de fazer essa avaliação.
No marketing digital, praticamente todas as estratégias têm resultados mensuráveis e métricas claras, além da tendência a apresentar um ROI maior devido ao baixo custo somado à alta segmentação.
Essa facilidade não se restringe apenas à sua empresa, como também é possível acompanhar os resultados da concorrência em diversas situações. Além disso, o retorno rápido dos resultados permite testes e mais testes que vão refinar todas as suas ações no marketing digital.
Os dispositivos móveis entraram em nossas vidas para ficar e muitas vezes são a primeira e a última atividade do dia para boa parte das pessoas. Isso além de todas as vezes que nós checamos os nossos celulares ao longo do dia.
O comportamento do consumidor se reconfigurou e mais uma vez o marketing digital aparece como melhor opção de investimento.
Se a sua marca está na internet, você tem a possibilidade de se comunicar com o seu público a qualquer momento do dia e a sua segmentação pode ir além da definição do público alvo certo: ela passa a considerar também o momento certo.
O inbound marketing pode ser divido em quatro etapas, e diversos recursos são aplicados ao longo do processo, como SEO, blogs, mídias sociais, e-books, white papers, landing pages, etc.