Recursimo é uma empresa brasileira de consultoria e treinamento intercultural.

A especialização intercultural da Recursimo é direcionada a líderes que desenvolvem relações profissionais com estrangeiros.

Os diretores da Recursimo contrataram a Aotopo para refazer toda a identidade visual da empresa, assim como o relayout do website.

Contexto

A criação da nova identidade visual, passou principalmente pela nova proposta de logo e a criação de personagem mascote.

Começamos pela nova marca, e no briefing estava especificado que a intenção era dar um “refresh”, fazer uma releitura da marca atual sem mudanças radicais.

Problemas da marca atual

Constatamos três problemas na marca atual que deveríamos melhorar consideravelmente: A fonte estava muito pesada no bold, poderíamos deixá-la bem mais light e com maior área de respiro entre as letras.

Recursimo - Identidade visual logo antigo

O símbolo “humano” em preto também estava pesado – além de parecer um clipart – e tirava o destaque do símbolo principal da marca, que é o catavento colorido.

Refresh ou Rebranding?

Agora vamos entender essa difícil missão de fazer uma releitura em uma marca, e não um rebranding.

Fazer esse tipo de trabalho requer muito cuidado, pois a vontade de um Diretor de Arte é sempre de revolucionar e criar o que ele considera ideal graficamente.

Mas nem sempre o cliente e a própria empresa – por questões de posicionamento – já estão preparados pra uma mudança abrupta e ter uma logo completamente diferente.

Por isso é preciso tomar cuidado para respeitar as nuances e principais características da marca atual, fazendo mudanças que aparentem claramente como uma evolução da marca, e não uma marca nova.

Por isso, era importante manter as formas e conceito originais, começando pela tipografia – em que mantivemos da mesma família, somente amenizando a sua densidade.

Trazer modernidade às formas, no que se refere à paleta de cores e proporções dos elementos que compõem o catavento.

Oferecemos na nova proposta que fosse limado o objeto humanizado por considerar um elemento excessivo, mas a Recursimo fez questão de mantê-lo presente na nova adaptação.

A solução foi equilibrar melhor esse símbolo e deixá-lo simétrico dos dois lados, e esmaecer sua cor fazendo que ele fique menos importante na hierarquia visual.

A paleta de cores foi atualizada para uma mais contemporânea, usando paletas inspiradas no Flat Design. Também adicionamos a sensação de profundidade para deixar a marca mais arrojada.

Serviços

Abaixo as opções aprovadas pelo cliente:

Exemplos de aplicações da marca

Criação de Mascote Recursimo

Abaixo vocês conferem como ficou a ilustração do mascote da empresa.

Como uma empresa focada em Recursos Humanos, existia uma preocupação forte da parte deles em ter elementos gráficos humanizados tanto na marca quanto nos desdobramentos de sua identidade visual.

Como vimos anteriormente na releitura da marca, em que precisamos manter o ícone gráfico do “boneco” por conta da necessidade de manter essa humanização.

Por isso, criamos esse mascote que seria um complemento da marca dependendo de sua aplicação.

Foram feitos nas quatro cores que representam a empresa, e uma das exigências é que além de humano o mascote precisaria ser neutro; ou seja, não representar absolutamente nenhum grupo étnico.

Pensamos em algo que (parece a estatueta do Oscar, mas não é) fosse parecido com um bonequinho de massa, pois carrega o conceito de mutabilidade e flexibilidade.

Além de, obviamente, ter também o aspecto de um líder de negócios – Daí incrementamos com a gravata, os óculos e a expressão facial “I’m so clever” – pois é o principal público da Recursimo.

Mascote da Recursimo - Identidade Visual

Projetos relacionados