Você está em: Aotopo » Cases » Publicidade » Swissando • Campanha Facebook

Swissando • Campanha Facebook

O Swissando é um projeto criado e administrado pelo Consulado Geral da Suíça no Brasil.

Tem o intuito de informar os suíços – e simpatizantes de sua cultura – que vivem no Brasil e também aproximá-los dos brasileiros que se interessam pela cultura de seu país.

QUIZ + SWISS = QWISS

A área de marketing, que é responsável pela administração do Swissando, procurou a Aotopo para elaborar uma campanha em sua principal rede social: Adivinha? Facebook, é claro!

Para celebrar o mês da Suíça (que aconteceu em agosto) eles tiveram a ideia de propor uma ação especial. Uma campanha com pegada de concurso cultural, que durasse o mês inteiro, e que teria como prêmio o sorteio das Garrafinhas de Embaixador da Suíça – Uma garrafa bem legal da conhecida marca SIGG.

O Briefing consistia em criarmos um QUIZ com conhecimentos gerais sobre a Suíça e seus traços culturais, com o objetivo de aumentar o engajamento e curtidores da Fanpage Swissando no Facebook.

A partir daí, começou a missão dos criativos da Aotopo! Utilizando o QUIZ APP, um app bem bacana para enquetes do próprio Facebook, criamos a campanha QWISS (Quiz + Swiss = QWISS) Ba-dum-tss! 😉

Pronto, lançamos o design e o conceito da campanha e seu e-flyer teaser de abertura, daí postamos na Fanpage Swissando:

Qwiss Swissando Aotopo

O escopo da campanha também incluía a criação do regulamento, prevendo a vigência da promoção, requisitos para concorrer, critérios que definiam os vencedores e mais todas aquelas informações legais que precisam ser cuidadosamente pensadas antes do lançamento de qualquer promoção online.

(Afinal, o que não faltam nas redes sociais são exemplos de campanhas que tiveram efeito reverso justamente porque deixaram escapar algum detalhe no momento de definirem a mecânica.)

Além disso, criamos mais de 90 perguntas e respostas para o QWISS, e começamos a programar uma bateria de postagens diárias: três perguntas por dia que seriam lançadas na Fanpage Swissando. O QWISS apresentava temas variados, como Cultura, História, Política, Natureza, Esporte, entre outros. Veja alguns exemplos de perguntas formuladas para o QWISS do Swissando:

HISTÓRIA: A Suíça também é conhecida por seu nome em latim, que é…
a) Switzerland
b) Helvética
c) Suisse
d) Sweden

R: d) Helvética

ARQUITETURA: O maior relógio de igreja do mundo não fica na Inglaterra, como pensam alguns à respeito do Big Ben, mas sim na Suíça.

a) Igreja de São Pedro em Zurique
b) Catedral de Genebra
c) Catedral de Lausana
d) Igreja de São Jorge de Berna

R: (a) Igreja de São Pedro em Zurique

CULTURA: Quando contam com os dedos, os suíços não começam levantando o indicador para representar o número um, mas sim o dedo…

a) Mindinho
b) Médio
c) Anelar
d) Polegar

R: (d) Polegar

Foram 31 publicações do QWISS, em que cada usuário que respondia acumulava pontos, e no final foram distribuídas 31 Garrafas de Embaixador para os usuários que tiveram maior número de pontos.

Resultados da campanha:

  • Cliques no link: 1500
  • Likes: 3350
  • Compartilhamentos: 650
  • Curtidas na Página: 687

Abaixo você confere os prints das publicações com maiores resultados de engajamento:

PRIMEIRA POSTAGEM DO QWISS SWISSANDO:

Resultados Campanha Facebook Qwiss

RESULTADOS DAS POSTAGENS PATROCINADAS:

Resultados Campanha Facebook Swissando

Resultados Campanha Facebook Qwiss

Resultados Campanha Facebook Swissando

Resultados Campanha Facebook Qwiss

Resultados Campanha Facebook Qwiss

Resultados Campanha Facebook Swissando

POSTAGEM DE ENCERRAMENTO DA CAMPANHA

Encerramento Campanha Swissando

Se você também precisa de serviços de Publicidade Online, não hesite em entrar em contato.

Gostou? Conheça nossos  Serviços de Marketing no Facebook
mautic is open source marketing automation