Você está em: Aotopo » Cases » Publicidade » Elsevier • Publicidade Online

Elsevier • Publicidade Online

Em maio de 2014, a Elsevier contratou a Aotopo para cuidar das suas campanhas de Publicidade Online.

A Elsevier é a maior editora de conteúdos em português e inglês nas áreas de Medicina, Administração, Odontologia, Economia, Veterinária, Negócios e muito mais. No nosso caso, foi a divisão Health & Science da empresa que contratou a gente. Ou seja, a parte de Medicina, Odontologia, Veterinária, Enfermagem e Fisioterapia.

O criador e responsável das primeiras campanhas de Links Patrocinados da Elsevier estava de saída e foi assim que me tornei responsável pela conta, assegurando uma boa transição e otimizando para expansão das mesmas em termos de ROI e outras métricas, isso junto e com o coordenador de E-Commerce da empresa que pilotava as promoções e me direcionava e assessorava em função da estratégia da empresa.

Escopo do trabalho

Gerenciar e otimizar as contas de PPC da Elsevier nas ferramentas de publicidade digital do Google e da Criteo no intuito de vender mais livros traduzidos e importados como também assinaturas nas bibliotecas virtuais, isso gastando menos.

Sites

Ferramentas utilizadas

  • Adwords – Rede de pesquisa
  • Adwords – Rede de display
  • Adwords – Remarketing
  • Google Merchant Center – Google Shopping
  • Criteo – Retargeting

Tipos de Campanhas

  • Performance (foco em conversões) na rede de pesquisa e remarketing do Google
  • Branding (fortalecimento de marca) na rede de display do Google
  • Google Shopping (adaptação para inserção e monitoramento do feed de produtos no Merchant Center)
  • Criteo (apoio na configuração dos trackers com a TI da Elsevier, otimização dos bid e monitoramento das campanhas nos diferentes estágios do funil)

Banners E.volution

O Erick Jones criou os banners para a campanha de Branding da biblioteca virtual e.volution na rede de Display do Adwords.

Seu dispositivo não suporta Flash. elsevier-evolution-googleAds-250x250 Seu dispositivo não suporta Flash.  elsevier-evolution-googleAds-240x400elsevier-evolution-googleAds-200x200

Relatórios mensais

  • Google Analytics (Visitas PPC vs Produtos)
  • Segmentado por produtos (nomenclatura Elsevier)
  • Reunião mensal em inglês sobre a Criteo

Métricas e Resultados

Comparação dos períodos 01/01/2014 à 30/04/2014 e 01/05/2014 à 31/08/2014 no Google Adwords. Infelizmente não foi possível comparar com o mesmo período do ano anterior, o que seria mais justo a meu ver, isso porque as campanhas na época tinham um orçamento bem menor.

Google Adwords 01/01/2014 à 30/04/2014 01/05/2014 à 31/08/2014
Cliques convertidos 768 1057
Taxa de conversão de cliques / mês 1,53% 2,02%
Taxa de conversão / mês 1,90% 2,79%

O custo por clique também caiu de mais ou menos 17%, ou seja, mais conversões para um custo menor. O valor total de conversão como também o ROI melhoraram.

Isso sendo que no período que trabalhei na conta, tivemos a copa do mundo no Brasil do dia 12/06 até o 13/07, ou seja, perdemos quase um mês de vendas por causa disto.

Por outro lado, o coordenador de E-commerce da empresa efetuou uma promoção “Black Out”, uma noite inteira com desconto de 50% também no ultimo dia de julho (campanha criada pela Aotopo), o que ajudou bastante nas vendas e teve um efeito colateral positivo nas conversões do remarketing e retargeting.

Se você também precisa de serviços de Publicidade Online, não hesite em entrar em contato.

Gostou? Conheça nosso Pacote Marketing de Busca
mautic is open source marketing automation