Links Patrocinados para E-Commerce
O comércio eletrônico da Editora Científica
A Elsevier é a maior editora do mundo de conteúdos em português e inglês nas áreas de Medicina, Administração, Odontologia, Economia, Veterinária, Negócios e muito mais.
Trabalhamos para a divisão Health & Science da empresa da filial Brasileira. Ou seja, a parte de Medicina, Odontologia, Veterinária, Enfermagem e Fisioterapia.
Contexto
A Elsevier contratou a Aotopo para cuidar das suas campanhas de Publicidade Online (Google Ads e Criteo).
O criador e responsável das primeiras campanhas de Links Patrocinados deles estava de saída e foi assim que nos tornamos responsável pela conta, assegurando uma boa transição e otimizando para expansão das mesmas em termos de ROI e outras métricas, isso junto e com o coordenador de E-Commerce da empresa que pilotava as promoções e nos direcionava e assessorava em função da estratégia da empresa.
Serviços
O escopo foi de gerenciar e otimizar as contas de PPC da Elsevier nas ferramentas de publicidade digital do Google e da Criteo, isso no intuito de vender mais livros traduzidos e importados como também assinaturas nas bibliotecas virtuais, sempre gastando menos.
Sites
- https://www.elsevier.com/pt-br
- https://www.evolution.com.br
- https://www.clinicalkey.com
- http://blogelseviersaude.elsevier.com.br
Tipos de Campanhas
- Performance (foco em conversões) na rede de pesquisa e remarketing do Google
- Branding (fortalecimento de marca) na rede de display do Google
- Google Shopping (adaptação para inserção e monitoramento do feed de produtos no Merchant Center)
- Criteo (apoio na configuração dos trackers com a TI da Elsevier, otimização dos bid e monitoramento das campanhas nos diferentes estágios do funil)
Criação de Banners E.volution
Criamos banners para a campanha de Branding da biblioteca virtual e.volution na rede de Display do Adwords.
Relatórios mensais
- Google Analytics (Visitas PPC vs Produtos);
- Segmentado por produtos (nomenclatura Elsevier);
- Reunião mensal em inglês sobre a Criteo.
Ferramentas
- Adwords – Rede de pesquisa
- Adwords – Rede de display
- Adwords – Remarketing
- Google Merchant Center – Google Shopping
- Criteo – Retargeting
Resultados
Comparação do período que trabalhamos as campanhas com o período anterior no Google Adwords.
Infelizmente não foi possível comparar com o mesmo período do ano anterior, o que seria mais justo (pois levaria em conta a sazonalidade), porém as campanhas na época tinham um orçamento bem menor também.
Google Adwords
-
1057
Cliques convertidos
(antes: 768) -
2.02%
Taxa de conversão de cliques / mês
(antes 1,53%) -
2,79%
Taxa de conversão / mês
(antes 1,90%)
O custo por clique também caiu de mais ou menos 17%, ou seja, mais conversões para um custo menor. O valor total de conversão como também o ROI melhoraram.
Isso sendo que no período que trabalhamos na conta, tivemos a copa do mundo, ou seja, perdemos quase um mês de vendas por causa disto.
Por outro lado, o coordenador de E-commerce da empresa efetuou uma promoção “Black Out”, uma noite inteira com desconto de 50% (campanha criada pela Aotopo), o que ajudou bastante nas vendas e teve um efeito colateral positivo nas conversões do remarketing e retargeting.