A Elsevier é a maior editora do mundo de conteúdos em português e inglês nas áreas de Medicina, Administração, Odontologia, Economia, Veterinária, Negócios e muito mais.

Trabalhamos para a divisão Health & Science da empresa da filial Brasileira. Ou seja, a parte de Medicina, Odontologia, Veterinária, Enfermagem e Fisioterapia.

Contexto

A Elsevier contratou a Aotopo para cuidar das suas campanhas de Publicidade Online (Google Ads e Criteo).

O criador e responsável das primeiras campanhas de Links Patrocinados deles estava de saída e foi assim que nos tornamos responsável pela conta, assegurando uma boa transição e otimizando para expansão das mesmas em termos de ROI e outras métricas, isso junto e com o coordenador de E-Commerce da empresa que pilotava as promoções e nos direcionava e assessorava em função da estratégia da empresa.

Serviços

O escopo foi de gerenciar e otimizar as contas de PPC da Elsevier nas ferramentas de publicidade digital do Google e da Criteo, isso no intuito de vender mais livros traduzidos e importados como também assinaturas nas bibliotecas virtuais, sempre gastando menos.

Sites

Tipos de Campanhas

  • Performance (foco em conversões) na rede de pesquisa e remarketing do Google
  • Branding (fortalecimento de marca) na rede de display do Google
  • Google Shopping (adaptação para inserção e monitoramento do feed de produtos no Merchant Center)
  • Criteo (apoio na configuração dos trackers com a TI da Elsevier, otimização dos bid e monitoramento das campanhas nos diferentes estágios do funil)

Criação de Banners E.volution

Criamos banners para a campanha de Branding da biblioteca virtual e.volution na rede de Display do Adwords.

Relatórios mensais

  • Google Analytics (Visitas PPC vs Produtos);
  • Segmentado por produtos (nomenclatura Elsevier);
  • Reunião mensal em inglês sobre a Criteo.

Ferramentas

  • Adwords – Rede de pesquisa
  • Adwords – Rede de display
  • Adwords – Remarketing
  • Google Merchant Center – Google Shopping
  • Criteo – Retargeting

Resultados

Comparação do período que trabalhamos as campanhas com o período anterior no Google Adwords.

Infelizmente não foi possível comparar com o mesmo período do ano anterior, o que seria mais justo (pois levaria em conta a sazonalidade), porém as campanhas na época tinham um orçamento bem menor também.

Google Adwords

  • 1057

    Cliques convertidos
    (antes: 768)

  • 2.02%

    Taxa de conversão de cliques / mês
    (antes 1,53%)

  • 2,79%

    Taxa de conversão / mês
    (antes 1,90%)

O custo por clique também caiu de mais ou menos 17%, ou seja, mais conversões para um custo menor. O valor total de conversão como também o ROI melhoraram.

Isso sendo que no período que trabalhamos na conta, tivemos a copa do mundo, ou seja, perdemos quase um mês de vendas por causa disto.

Por outro lado, o coordenador de E-commerce da empresa efetuou uma promoção “Black Out”, uma noite inteira com desconto de 50% (campanha criada pela Aotopo), o que ajudou bastante nas vendas e teve um efeito colateral positivo nas conversões do remarketing e retargeting.

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