Campanha Digital para Educação
A Associação Brasileira dos Mercados Financeiro
ANBIMA é a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais.
Um dos compromissos da associação é a qualificação constante dos profissionais do mercado, o que torna a educação um dos principais pilares da entidade.
Contexto
O núcleo de Educação Continuada da ANBIMA vem oferecendo diversos cursos online, e é justamente aí que os serviços da Aotopo entram em cena.
Dando continuidade a nossa parceria, nós fomos novamente acionados para realizar as campanhas digitais dos cursos vigentes, além de preparar o material publicitário dos cursos a serem lançados pela associação.
Campanhas
Com base nos ótimos resultados que conquistamos em nossa primeira campanha online para a ANBIMA, nossa estratégia se concentrou novamente em posts patrocinados para Facebook e Linkedin, e links patrocinados do Google.
Dessa vez, porém, em vez de trabalharmos vários posts em torno de um mesmo curso, nosso desafio foi de promover cinco cursos diferentes, realizando pesquisa e criação de conteúdo e arte para cada um deles:
- Conhecendo o Mercado Financeiro
- Formação de Profissionais para os Mercados Financeiro e de Capitais
- Avaliação de Empresas – Valuation
- Gestão de Risco de Mercado
- Renda Fixa
Posts patrocinados
Tendo em mãos os resultados de campanhas anteriores, nós sabíamos que seria efetivo divulgar os cursos para o mercado financeiro e de capitais apostando em uma abordagem ousada e informal.
A marca ANBIMA confere bastante credibilidade aos produtos de educação e é justamente isso que nos permitiu trabalhar um assunto sério com uma linguagem leve, criando uma comunicação totalmente diferenciada para a campanha.
No total, foram cinco posts lançados tanto no Facebook quanto no LinkedIn ao longo de um mês, sobre os quais realizamos também o serviço de SAC 2.0, com monitoramento constante e gestão de comentários.
Em nossa estratégia de patrocínio dos posts no Facebook, priorizamos a maior parte da verba para os próprios fãs da página da ANBIMA, que concentra um público bastante qualificado, com grande potencial de conversão.
Exemplos de posts
Resultados
-
206.437
Impressões
-
4.475
Curtidas
-
286
Compartilhamentos
-
2.521
Cliques no link
Exemplos de posts
Resultados
-
116.839
Impressões
-
556
Interações
-
759
Cliques no link
Além dos dados de impressões, interações e cliques dos posts patrocinados, nós monitoramos também o aumento no número de seguidores da ANBIMA no LinkedIn.
A página contava com pouco mais de 18.000 seguidores e ultrapassou os 20.000 ao longo das postagens de nossa campanha.
Links Patrocinados
A campanha no Google Ads teve um bom desempenho no geral. Contudo, a verba empregada foi pouca em comparação com o resto da campanha, essa parte serviu mais como apoio.
Criamos uma campanha de performance, apenas na rede de pesquisa (com todos os recursos), para o Brasil inteiro.
Configuramos o agendamento em termos de dias e horas e dispositivos (tiramos a parte de dispositivos móveis no intuito de evitarmos desperdícios, pois as páginas onde os anúncios levavam não eram adaptadas para mobile, então já sabíamos que a taxa de rejeição ia ser alta).
Os anúncios que traziam objetivamente o nome do curso no título tiveram desempenho superior às alternativas com a chamada “Curso online ANBIMA”, apesar da força que o nome da associação representa.
As principais palavras-chaves dessa campanha foram:
- cursos de mercado financeiro
- curso de mercado financeiro
- curso de valuation
- cursos sobre mercado financeiro
- curso de mercado de capitais
- curso mercado financeiro
- curso gestão de riscos
- curso gestão de risco
- cursos mercado financeiro
Resultados
-
19.773
Impressões
-
503
Cliques
-
2,4%
CTR (taxa de clique)
-
3,8
Posição média
Juntas, as campanhas online do Facebook, Linkedin e Google Ads alcançaram 3.783 cliques totais no link (orgânico mais pago).