Você está em: Aotopo » Cases » Mídias Sociais » Les Français de Rio • Gestão de Comunidade

Les Français de Rio • Gestão de Comunidade

A ideia da criação dos grupos Les Français de Rio Linkedin e Facebook, apareceu um pouco antes de eu trabalhar como responsável comercial na Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB) do Rio de Janeiro.

Na época estava procurando fazer contatos comerciais com todos os meus compatriotas franceses no Rio de Janeiro ou aqueles de passagem à negócios. Foi nesse contexto que eu tive a ideia de criar o grupo Les Français de Rio na rede profissional Linkedin. Escolhi esta rede porque o Viadeo, equivalente francês do Linkedin, não é nada usado no Brasil… também com um nome desse… rs.

Criei o grupo no Linkedin em 13 de janeiro de 2010. No início poucas pessoas se cadastravam, mas mesmo assim eu postava sempre artigos interessantes e de forma regular para os franceses do Rio e do Brasil. Tanto que um grupo do mesmo nome se criou em São Paulo, “Les Français de São Paulo” em outubro do mesmo ano.

Regra dos grupos

Esses grupos têm por finalidade de conectar a comunidade francesa do Rio, os franceses que estão no Rio, vivendo e trabalhando na cidade maravilhosa, como também aqueles que passam ou já passaram, viveram aqui aqueles que acabaram de chegar e procurando fazer contatos.

Esses grupos foram criados para todos os franceses que são apaixonados pela cidade do Rio de Janeiro, tendo uma parte de vida deles aqui. Os brasileiros falando francês e estando ligados de uma forma ou de outra a comunidade francesa também estão bem-vindos!

Quem quiser anunciar um evento ou outra coisa na comunidade francesa do Rio de Janeiro, pode entrar em contato.

As regras dos grupos são simples, o idioma praticado tem que ser francês, o assunto tem que ser do Rio e SPAM não é permitido.

Animação dos grupos

Depois de um pouco mais de um ano de existência, um dos membros do grupo no Linkedin sugeriu organizarmos um jantar. E foi assim que organizei o primeiro jantar no restaurante Le Vin em Ipanema.

Desde então o jantar dos Franceses do Rio continuou de forma mensal, isso em todos os restaurantes do Rio, durante anos e até hoje.

Participem! Links para os grupos no Linkedin e Facebook

Identidade Visual

Para deixarmos os grupos mais lindos e atraentes, pedi para o Erick Jones criar a identidade visual dos grupos:

Capa Les Français de Rio
Logo Les Français de Rio

Eventos

Depois começamos a abrir para outros eventos como o do “Ma StartUp Carioca” da Gwendoline e Alexia.

Foi um sucesso! pretendemos continuar! Veja este post sobre a identidade visual do evento.

Classificados Les Français de Rio

Os grupos permitem a todos os franceses do Rio de procurar estágio, emprego, vender suas coisas ou seus serviços, alugar um apartamento, fazer turismo, conhecer as delicias culinárias francesas como por exemplo as Charcuterie Delavallée, ou do Christophe Patissier Français, conhecer os serviços de saúde dos franceses no Rio, ter dicas e se informar sobre o Brasil, o carnaval, os eventos, para entrar em contato e conhecer tudo que acontece no Rio entre franceses.

Humor Franco-Brasileiro

La saidèrre!

Canal Olá Brasil!

Aquele Abraço!

Histórias para pensar…

Me adicione ao Google+ e siga-me no Twitter @EricApesteguy

Gostou? Conheça nossos Serviços de Mídias Sociais
mautic is open source marketing automation